Objetivos

O blog foi criado como uma ferramenta para divulgação dos trabalhos do projeto Biodiversidade Urbana de Cascavel que teve início em 2007, mas teve seus trabalhos desenvolvidos de forma mais sistemática a partir de 2008. O Projeto visa o conhecimento e a divulgação da diversidade de vida existente em espaços urbanos, no caso da cidade de Cascavel no Paraná.
Iniciamos com os componentes de fauna e flora, mas conforme a evolução e disponibilização de informações outros temas poderão ser abarcados. Em relação a fauna o blog será alimentado por fotos tiradas por nós ou por qualquer colaborador que as queira dividir e por encontradas em acervos públicos ou privados. Em relação a flora incialmente estaremos postando as fotos do Museu Botânico Itinerante, resultante da atuação de estagiárias da UNIOESTE, curso de Ciências biológicas, que pesquisaram, coletaram e processaram todo o material oriundo de áreas verdes do município de Cascavel, Paraná.

Nossa pretenção é de regularmente atualizarmos o blog com informações novas .



Obrigado, boa visita e volte sempre!



Luís Eduardo da Silveira Delgado (Dado)



Obs: Lá no final do blog há um livro de visitas, deixe seu recado!


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O últimos dos .....O Ano em que não mantivemos mais contato!

O processo de extinção é pra sempre, mas leva-se algum tempo até percebermos que ...já se foi. Até mesmo a ciência, com sua precaução, deixa transcorrer um tempo para então dizer que algo não existe mais. Podemos ter a extinção total de uma espécie ou o que vem antes, as extinções locais e regionais. Também temos as extinçao ecológica, ou seja, temos um exemplar, ou exemplares, mas que não sabem ou não podem por algum motivo, ser o que realmente são, "aquela espécie", não reproduzem, e não sabem como a sua espécie se comporta na natureza. Os motivos são vários, mas o nascimento em cativeiro ou o longo tempo de vida nele estão entra as causas mais comuns, independentemente de como foram parar lá. Assim apesar de existirem biológicamente, são considerados extintos ecológicamente, não existem mais na natureza.  Normalmente o que fica na memória é a última vez em que mantivemos contato, qual foi o último registro, a última lembrança!
Este ano estou propondo a mim e aos interessados uma pergunta, uma verdadeira gincana, uma investigação, um resgate na história do município, quando foi a última vez que uma onça tanto faz ser a pintada (Panthera onca) ou a parda (Puma concolor), foi(foram) vista(s) dentro do perímetro urbano de Cascavel?
Quem tiver alguma pista, favor repassar.
Dado

Tomodon dorsatus

Tomodon dorsatus
Serpente encontrada no Parque Municipal Danilo Galafassi, Cascavel. Jul/2010. Quem identificou foi o Marcos Born que indica uma bibliografia: CITADINI, Jessyca Michele. A influência da temperatura no comportamento defensivo em Tomodon dorsatus (Serpente, Dipsadidae).