Objetivos

O blog foi criado como uma ferramenta para divulgação dos trabalhos do projeto Biodiversidade Urbana de Cascavel que teve início em 2007, mas teve seus trabalhos desenvolvidos de forma mais sistemática a partir de 2008. O Projeto visa o conhecimento e a divulgação da diversidade de vida existente em espaços urbanos, no caso da cidade de Cascavel no Paraná, mas conforme a disponibilidade, postaremos sobre conflitos com a fauna, fauna e flora ameaçadas e espécies invasoras entre outros assuntos e curiosidades.
Iniciamos com os componentes de fauna e flora, mas conforme a evolução e disponibilização de informações outros temas poderão ser abarcados. Em relação a fauna o blog será alimentado por fotos tiradas por nós ou por qualquer colaborador que as queira dividir e por encontradas em acervos públicos ou privados. Em relação a flora incialmente estaremos postando as fotos do Museu Botânico Itinerante, resultante da atuação de estagiárias da UNIOESTE, curso de Ciências biológicas, que pesquisaram, coletaram e processaram todo o material oriundo de áreas verdes do município de Cascavel, Paraná.

Nossa pretenção é de regularmente atualizarmos o blog com informações novas e complementando as antigas.



Obrigado, boa visita e volte sempre!



Luís Eduardo da Silveira Delgado (Dado)



Obs: Lá no final do blog há um livro de visitas, deixe seu recado!


segunda-feira, 7 de abril de 2025


Morcego vampiro, morcego hematófago   Desmodus rotundus  ( Geoffroy, 1810)



Nome científico: Desmodontinae
Classe: Mammalia
Família: Phyllostomidae
Filo: Chordata
Ordem: Chiroptera
Reino: Animalia


                               

   Morcegos-vampiros ou morcegos-hematófagos são morcegos cuja fonte de alimento é o sangue de outros vertebrados.  Existem apenas 3 espécies de morcegos hematófagos, dentre as mais de 1.600 espécies no mundo. Da cabeça ao tronco eles alcançam uma medida de 70 a 90 milímetros de comprimento e um peso de 15 a 50 gramas. A envergadura  mede entre 35 e 40 centímetros.



    Possuem uma pelagem fina e sedosa. No dorso e partes superiores são marrom-escuras e as inferiores e ventral , apresentam tons  mais claros.



     O Desmodus rotundus, pertence a família PhyllostomidaeUma das características da famíla Phyllostomidae é a presença de folha nasal. No D. rotundus ela aparece em forma de ferradura e não é proeminente.


Não possuem cauda e a membrana entre as patas (uropatágio) é reduzida.



     A garra no dedo polegar é proeminente e auxilia na hora de fixar-se para a alimentação e no deslocamento terrestre.


    Os dentes caninos, apesar de poderosos, e  de  morar em nossa mitologia de vampiros, não são utilizados na alimentação. Morcegos não sugam sangue, lambem!!! É com os dentes incisivos que eles realizam pequenos corte na pele e que auxiliados pelas substâncias anticoagulantes presentes na saliva e que vão permitir um fluxo de sangue é que o morcego consegue se  alimentar.. O lábio inferior apresenta  fendido em V.
 


Distribuição e habitat

São encontrados da América latina até o México e em algumas ilhas fora da costa sul-americana como na Ilha de Margarita e em Trinidade e Tobago, mas não se encontra presente no Caribe. Habita tanto em áreas úmidas quanto secas nos trópicos e subtrópicos, essas sendo florestas, pradarias e regiões montanhosas de até 2400 metros de altitude. Habitam tocas, tanto naturais quanto  artificiais e cavernas muito úmidas. 



   

Espécie de importância para a saúde humana e animal por ser um reservatório do vírus da raiva.

 SITUAÇÃO DA ESPÉCIE EM CASCAVEL
Em Cascavel, não tem sido encontrada na área urbana (informação da Secretaria de Saúde), mas segundo relato de técnicos da ADAPAR, já foi encontrado espoliando equinos.




ADAPAR: Agência de Defesa Agropecuária do Paraná

*Fotos Paula C. Lis\. Imagens cedidas pelo Setor de Controle de Zoonoses/ DVISAM/ SESAU- Cascavel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tomodon dorsatus

Tomodon dorsatus
Serpente encontrada no Parque Municipal Danilo Galafassi, Cascavel. Jul/2010. Quem identificou foi o Marcos Born que indica uma bibliografia: CITADINI, Jessyca Michele. A influência da temperatura no comportamento defensivo em Tomodon dorsatus (Serpente, Dipsadidae).