Morcego vampiro, morcego hematófago Desmodus rotundus ( Geoffroy, 1810)
Nome científico: Desmodontinae
Classe: Mammalia
Família: Phyllostomidae
Filo: Chordata
Ordem: Chiroptera
Reino: Animalia
Morcegos-vampiros ou morcegos-hematófagos são morcegos cuja fonte de alimento é o sangue de outros vertebrados. Existem apenas 3 espécies de morcegos hematófagos, dentre as mais de 1.600 espécies no mundo. Da cabeça ao tronco eles alcançam uma medida de 70 a 90 milímetros de comprimento e um peso de 15 a 50 gramas. A envergadura mede entre 35 e 40 centímetros.
Possuem uma pelagem fina e sedosa. No dorso e partes superiores são marrom-escuras e as inferiores e ventral , apresentam tons mais claros.
O Desmodus rotundus, pertence a família Phyllostomidae. Uma das características da famíla Phyllostomidae é a presença de folha nasal. No D. rotundus ela aparece em forma de ferradura e não é proeminente.
Não possuem cauda e a membrana entre as patas (uropatágio) é reduzida.
A garra no dedo polegar é proeminente e auxilia na hora de fixar-se para a alimentação e no deslocamento terrestre.
Os dentes caninos, apesar de poderosos, e de morar em nossa mitologia de vampiros, não são utilizados na alimentação. Morcegos não sugam sangue, lambem!!! É com os dentes incisivos que eles realizam pequenos corte na pele e que auxiliados pelas substâncias anticoagulantes presentes na saliva e que vão permitir um fluxo de sangue é que o morcego consegue se alimentar.. O lábio inferior apresenta fendido em V.
Distribuição e habitat
São encontrados da América latina até o México e em algumas ilhas fora da costa sul-americana como na Ilha de Margarita e em Trinidade e Tobago, mas não se encontra presente no Caribe. Habita tanto em áreas úmidas quanto secas nos trópicos e subtrópicos, essas sendo florestas, pradarias e regiões montanhosas de até 2400 metros de altitude. Habitam tocas, tanto naturais quanto artificiais e cavernas muito úmidas.
Espécie de importância para a saúde humana e animal por ser um reservatório do vírus da raiva.
SITUAÇÃO DA ESPÉCIE EM CASCAVEL
Em Cascavel, não tem sido encontrada na área urbana (informação da Secretaria de Saúde), mas segundo relato de técnicos da ADAPAR, já foi encontrado espoliando equinos.
*Fotos Paula C. Lis\. Imagens cedidas pelo Setor de Controle de Zoonoses/ DVISAM/ SESAU- Cascavel
Nenhum comentário:
Postar um comentário