Objetivos

O blog foi criado como uma ferramenta para divulgação dos trabalhos do projeto Biodiversidade Urbana de Cascavel que teve início em 2007, mas teve seus trabalhos desenvolvidos de forma mais sistemática a partir de 2008. O Projeto visa o conhecimento e a divulgação da diversidade de vida existente em espaços urbanos, no caso da cidade de Cascavel no Paraná.
Iniciamos com os componentes de fauna e flora, mas conforme a evolução e disponibilização de informações outros temas poderão ser abarcados. Em relação a fauna o blog será alimentado por fotos tiradas por nós ou por qualquer colaborador que as queira dividir e por encontradas em acervos públicos ou privados. Em relação a flora incialmente estaremos postando as fotos do Museu Botânico Itinerante, resultante da atuação de estagiárias da UNIOESTE, curso de Ciências biológicas, que pesquisaram, coletaram e processaram todo o material oriundo de áreas verdes do município de Cascavel, Paraná.

Nossa pretenção é de regularmente atualizarmos o blog com informações novas .



Obrigado, boa visita e volte sempre!



Luís Eduardo da Silveira Delgado (Dado)



Obs: Lá no final do blog há um livro de visitas, deixe seu recado!


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Macaco-prego

                                                                                                  Cebus nigritus

Este filhote/jovem foi fotografado hoje (17/02/2011), no Parque Ecológico Paulo Gorski. Vi vários filhotes na garupa de suas mães e irmãos maiores o que vem demonstrar que a população vem aumentando. o que me imprecionou mais é que os animais estão mais acostumados com a presença humana e estão cada vez mais próximos. Verifiquei que estão recebendo alimentação dos visitantes. Devemos esperar para breve notícias de pessoas "atacadas" por macacos-pregos.  O fornecimento de alimentos poderá trazer a alteração do comportamento dos animais, aumento da população e doenças para os mesmos.  Poderemos ter no futuro um aumento maior na população e relatos de invasão dos mesmo nas residências próximas em busca de alimentos, e de acidentes com os mesmos. A pressão dos animais jovens nas disputas de hierarquia pode levar a vermos animais solitários andando pelos bairros da região do lago.
Além de todo o valor de existência e funções ecológicas tem também o papel de sentinelas de doenças humanas como as arboviroses.

10/06/2013
Recebo notícias que um animal adulto atacou uma criança na área do zoológico. Desde fevereiro os animais são vistos na área do Danilo Galafassi, tentando roubar ou ganhar comida dos recintos de seus congêneres. Uma preocupaçao é o impacto sobre as pinhas já que estão derrubando as verdes e assim prejudicar a regeneração dos antigos pinheiras. O consumo é duramente disputado com gralhas, homens e cutias. Um fato positivo é a possibilidade de dispersão de sementes homogeneizando as duas áreas em relação as espéceis vegetais. Estes animais vem sendo monitorados por duas estudantes de biologia da UNIOESTE, orientadas pelo Prof. José Flávio Candido Juior. Creio que a presença deva-se a fatores da população que vem crescendo também devido a suplementaçao alimentar e as grandes alteraçoes ambientais na região com a supressão de vegetação. O acesso ao Danilo Glafassi foi facilitado pelo corredor verde formado pelo adensamento de árvores no lado leste do lago, como um tranpolim ecológico.  Devemos lamentar o acidente e todos os transtornos....
Agora o nome dos macacos-pregos da região mudou para Sapajus nigrutus
Dado

Tomodon dorsatus

Tomodon dorsatus
Serpente encontrada no Parque Municipal Danilo Galafassi, Cascavel. Jul/2010. Quem identificou foi o Marcos Born que indica uma bibliografia: CITADINI, Jessyca Michele. A influência da temperatura no comportamento defensivo em Tomodon dorsatus (Serpente, Dipsadidae).